versão: 15/10/2007

IBILCE-UNESP: RESÍDUOS QUÍMICOS DE RISCO (RQR) E DESTINAÇÃO NO CAMPUS 

OS 7 PASSOS DO PROCEDIMENTO PADRÃO PARA RETIRADA DE RESÍDUOS QUÍMICOS

  1. Procure saber se seus resíduos são tratáveis quimicamente, na página de protocolos de neutralização. Se forem tratáveis, a neutralização ou minimização serão de sua responsabilidade. No caso de dúvidas procure a CISQ (cisq@ibilce.unesp.br).
  2. Se os resíduos não forem passíveis de tratamento, faça sua estocagem em recipiente compatível e adequado, e baixe o rótulo padrão do IBILCE (veja as opções: em formato PDF, Word (DOC) ,StarOffice (sdw). ou OpenOffice (sxw)
  3. Baixe também o formulário para solicitar retirada de resíduos químicos PDF / DOC / SXW / SDW
  4. Observe que o formulário deve ser preenchido usando um código de 4 letras para cada recipiente: as duas primeiras correspondem ao Departamento ou Seção: QA=Química e C. Ambientais, BI=Biologia, FI=Física, ZB=Zoologia e Botânica, EA=Engenharia e Tecnologia de Alimentos. As outras 2 letras devem corresponder ao laboratório. Ex: FQ= Físico-química, ES=Espectroscopia, DI=Didático, etc. Mantenha sempre as mesmas abreviações no preenchimento de formulários. As 4 letras são acompanhadas de um número, correspondente ao recipiente. Assim, o terceiro recipiente do Laboratório de Físico-química do Departamento de Química e C. Ambientais terá o código: QAFQ-3.
    IMPORTANTE: A cada retirada de resíduos você deve seguir a codificação antes citada A PARTIR do número do último recipiente retirado. Por exemplo, se na última retirada foram levados 5 recipientes, o código inicial a ser usado no preenchimento dos rótulos e formulário para uma nova solicitação deve ser XXYY-6, sendo XX o código do Departamento ou Seção e YY do Laboratório, e 6 o número obedecendo a seqüência.
  5. Solicite uma vistoria da CISQ para verificar se os resíduos podem ser retirados para o entreposto. Para isso entre em contato com a Sra. Eliani Ohira (DQCA: eliohira@qca.ibilce.unesp.br) ou o Prof. Dr. Vanildo del Bianchi (DETA: vanildo@eta.ibilce.unesp.br). Se for aprovada a transferência, tire uma cópia do formulário ou imprima uma segunda via do formulário igualmente preenchido. Agende data e hora da retirada dos resíduos.
  6. Cubra o rótulo com "contact" de forma a proteger as informações nele contidas.
  7. Ao retirar os resíduos, o representante da CISQ deverá assinar a sua cópia, ficando com outra via para registro da Comissão.
  8. Guarde sua cópia em lugar seguro e consulte-a quando for pedir nova retirada de resíduos.

***

Consideramos resíduos químicos de risco (RQR) aqueles que se enquadrarem em uma das seguintes categorias: